domingo, 21 de março de 2010

Fim de semana 19-21 Março - Voluntariado na casa de saúde de Barcelos

É com grande satisfação que anunciamos que temos mais uma etapa da nossa formação cumprida.

Desta feita tivemos a magnífica oportunidade de visitar e contribuir com o nosso trabalho na Casa de Saúde de Barcelos. Nós, as pessoas que fazemos parte deste projecto, repartimo-nos pelas diversas secções da Casa de Saúde de acordo com a nossa escolha pessoal: S. José, S. Rafael, Sto António,

Talvez S. Rafael seja a unidade mais heterogénea, com utentes com capacidades cognitivas/afectivas/sociais bastante díspares entre eles. Realça-se a existência de um duplo nível de organização interno: ao nível de estrutura hierárquica do grupo social, e ao nível do conhecimento que os auxiliares e enfermeiros têm do comportamento dos doentes que permite que a interacção entre eles e a execução de tarefas relativamente simples como refeições decorra da melhor maneira possível. A estrutura hierárquica do grupo de S. Rafael em que doentes com maiores capacidades cognitivo-comportamentais orientam doentes menos capazes revela-se determinante na co-habitação pacífica e talvez se possa dizer feliz do grupo. Em concordância, também influi determinantemente na capacidade que o grupo tem de resolver por si só pequenos focos de tensão.

É notória a necessidade que estas pessoas pessoas têm de estabelecer laços afectivos e de reforçar laços afectivos.

Em doentes cuja doença está num estádio muito avançado não terá sido tão fácil de notar carências no plano dos afectos tal a deterioração das funcionalidades cognitivas, afectivas e sociais. Talvez sejam esses os que mais precisam de ajuda; a este nível é de saudar a acção quase imperceptível numa breve visita, mas de enorme importância que os auxiliares de acção médica desenvolvem em conjunto com os enfermeiros no sentido de cuidar destes doentes mais necessitados.
Em conjunto com estes últimos, destaca-se e passa-se a nomear a acção do Sr. José Maria, um voluntário de quatro anos na unidade de S. Rafael, que com uma sinceridade, genuinidade, e gratuitidade desconcertantes nos disse que quanto mais dá mais recebe.
Da nossa parte também houve unanimidade relativa a este ponto no final deste fim de semana. Estamos mais capazes de assumir o desafio que nos propomos para o próximo Verão e sobretudo mais humanos.

















 Foto de grupo.
















    A felicidade estampada no rosto das jovens voluntárias no final.

Sem comentários:

Enviar um comentário