Apenas dois dias volvidos sobre a nossa acção social na Casa de Saúde de Barcelos, reunimos novamente no Centro Académico de Braga.
O convidado surpresa desta reunião foi o Padre Luís, director do CAB, que nos falou de Doutrina Social da Igreja.
Perdoem-me o aparte, parece-me do senso comum a importância da intervenção que a Igreja tem ao nível social nas populações mais carenciadas tanto aquém como além fronteiras. Em períodos de crise económica/financeira como aquele vamos atravessando esta vertente da Igreja tem tendência a ser mais destacada, nomeadamente no nosso país, ao qual de um modo natural prestamos maior atenção. Parece no entanto sensato não descurar a intervenção que ocorre em povos mais carenciados, também eles merecedores do direito a uma vida digna, tal como nós. Tendo em conta o modelo de jornalismo em vigor, com um fluxo de notícias pobre em diversidade de conteúdos e rico na criação de sensações, nem sempre se conseguem destacar acções de verdadeiro mérito independentemente das entidades responsáveis pelas mesmas.
Nesta reunião aprendemos sobre princípios orientadores sob a qual a Igreja se rege para determinar a sua intervenção ao nível social, entre os quais o princípio da subsidiariedade, princípio é relativo ao bem comum. Também se falou sobre o princípio da solidariedade, sobre o direito a uma vida digna, entre outros.
No final da palestra as ideias ferveram e a reunião foi-se prolongando, fomos debatendo estratégias de angariação de fundos, a nossa questão mais premente, interrompida pelo cantar dos Parabéns com a chegada a meia-noite à Luisinha Cantista, a nossa querida orientadora.
Estamos ao dispor da construção de um mundo mais justo, mais equilibrado, de maior paz. Contamos consigo nesta nossa missão. Já sabe como pode ajudar?
quarta-feira, 24 de março de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário